O CISALP

Sede atual do CISALP

O CISALP - Consórcio Público de Saúde Intermunicipal do Alto Paranaíba - foi fundado em 22 de abril de 1998 para otimizar e promover a eficiência da prestação do serviço público essencial de saúde na região do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro.

Está localizado na Macrorregião de Saúde Noroeste e na Microrregião de Patos de Minas, sendo uma das microrregiões do estado brasileiro de Minas Gerais pertencentes à mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

É pessoa de natureza jurídica de direito público interno, do tipo associação pública, que passa a integrar a administração indireta dos municípios consorciados e adquire personalidade jurídica mediante a vigência das leis de ratificação de pelo menos 2/3 (dois terços) dos subscritores do Protocolo de Intenções.

Atualmente, o CISALP é composto por 18 (dezoito) entes consorciados, os quais representam uma população de 348.916 mil habitantes, e que, através de planejamento estratégico, mapeamento de demandas e elegendo prioridades, juntamente ao consórcio, promovem o fortalecimento regional, ampliando o acesso da população aos serviços de atenção especializada ambulatorial e hospitalar e garantir maior qualidade de atendimento aos usuários do SUS.

Tendo como escopo o fortalecimento e integração da saúde especializada, o CISALP assumiu, em 2021, a gestão do Centro de Especialidades Médias – CEM e do Centro Estadual de Atenção Especializada – CEAE.

Os serviços ofertados pelo CISALP/CEM/CEAE, são solicitados e agendados através de cada ente consorciado, sendo o usuário referenciado aos serviços próprios do consórcio ou ao prestador terceirizado.

2021

O CISALP é composto por 18 Entes Consorciados: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guarda-Mor, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Lagoa Grande, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra Do Salitre, Tiros e Varjão de Minas, sendo a população de abrangência aproximadamente 348.917 habitantes (trezentos e quarenta e oito, novecentos e dezessete mil habitantes) (IBGE: Censo/2020 estimativo).

2011 - sede atual

Em 2011 a sede do CISALP foi ampliada para conseguir atender toda a demanda do consórcio, ampliando também os serviços e a quantidade de municípios atendidos.

Sede do CISALP, inaugurada em 2008 2008

Em 2008 o Consórcio assumiu sua nova sede, localizada à Rua Juquinha Souto, n° 100, Bairro Novo Horizonte, CEP 38720-000, TELEFAX (34)3824-1710, Lagoa Formosa-MG.

1999

No mês de Abril de 1999 foi instituída sua sede de caráter administrativo, localizada à Av. JK, nº 192, apto 301, no Centro de Lagoa Formosa-MG.

1998

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba foi fundado em 22 de abril de 1998, a fim de realizar objetivos de interesse comum em saúde especializada, com CNPJ nº. 02.319.394/0001-70.

Sala de Ultrassonografia
Sala de Endoscopia